Baião de Dois à moda do Pezinho!

Baião de Dois do Pezinho no Nordeste. Na imagem: travessa marrom com mistura de arroz, feijão, calabresa, bacon, queijo coalho, carne seca e pimenta.

Pode-se dizer que o Baião de Dois é um dos pratos que estampam a cara do Brasil, já que sua base consiste na famosa combinação de arroz e feijão. Qual vai por cima ou por baixo não importa, nessa iguaria, tudo é misturado à carne seca, queijo coalho e outros alimentos. 

No post anterior, você descobriu um pouquinho sobre a origem desse quitute e outros pratos da comida nordestina. Hoje, você vai aprender a fazer a receita do Baião de Dois seguindo a moda do Pezinho no Nordeste!

Informações adicionais sobre o Baião de Dois:

Porção: serve 6/7 pessoas

Tempo de preparo: 70 minutos

Uma breve observação antes de preparar o Baião de Dois: tanto o feijão quanto a carne seca precisam ser deixados de molho um dia antes. No caso da carne, o processo é necessário para dessalgar.

Já no caso do feijão, o processo é essencial não apenas por acelerar o cozimento, como também na redução a presença de antinutrientes, que são compostos presentes principalmente em vegetais, impedindo a digestão e absorção de nutrientes.

O que você vai precisar:

Muitos ingredientes, como a manteiga de garrafa, podem ser encontrados em casas do norte, empórios especializados em produtos da região Norte e Nordeste do Brasil. Para fazer esse prato, você necessitará de:

  • 500g (2 xícaras de chá) de carne seca
  • 300 g (1 e ¼ de xícara de chá) de linguiça calabresa cortada
  • 250 g (1 xícara de chá) de bacon (cortado em palitos ou cubinhos)
  • 250 g (1 xícara de chá) de arroz
  • 250 g (1 xícara de chá) de feijão de corda
  • 2 dentes de alho bem amassados
  • 1 xícara (chá) de queijo coalho cortado em cubos
  • 1 cebola grande
  • 1 folha de louro
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de pimenta de bico
  • 2 colheres (sopa) de óleo 
  • ½ colher (sopa) de manteiga de garrafa (ou manteiga salgada comum)

Como preparar:

Um dia antes: separe a quantidade adequada de feijão e deixe de molho na água. Para a carne seca, corte em cubos de aproximadamente 7 cm de tamanho e deixe de molho também, separadamente. 

1 – Em uma panela de pressão coloque 1 litro de água e a carne cortada em cubos, cozinhando em fogo médio. Quando a panela começar com o chiado, abaixe o fogo, cozinhando por mais 20 minutos. 

2 – Espere a pressão sair e então, reserve a água e desfie a carne. 

3 – Em uma panela grande, acrescente o óleo, o bacon e a linguiça calabresa e refogue em fogo médio, até ficar douradinho.

4 – Acrescente o alho bem amassadinho, a cebola cortada em pequenos cubos e a pimenta amassada e refogue também.

5 – Adicione o feijão, a carne seca, a folha de louro e 1 litro de água que havia sido reservado da carne, cozinhando por cerca de 25 minutos, sem deixar o feijão molenga.

6 – Separadamente, cozinhe o arroz ao seu modo.

7 – Em uma frigideira, deixe a manteiga derreter e acrescente os cubos de queijo coalho, dourando-os.

8 – Quando o feijão estiver cozido, junte o arroz e o queijo coalho, mexendo até a água secar. Apague o fogo e sirva em seguida. 

Quer conferir a receita? Venha para o Pezinho no Nordeste provar o nosso delicioso Baião de Dois, acompanhado de uma cachacinha braba!

Feijão fradinho x feijão de corda x feijão verde – qual o correto para o Baião de Dois?

Agora uma curiosidade! Quando comparamos as receitas encontradas online sobre o baião de dois, encontramos várias diferentes, principalmente na composição de ingredientes. Muitas variam o uso do feijão entre o verde, fradinho e o de corda (que é usado em nosso restaurante). Embora o resultado não difira, não importa qual feijão você use, é bom saber que existem diferenças entre os três tipos.

Há quem diga que feijão fradinho e feijão de corda são a mesma coisa, mas NÃO SÃO! O feijão fradinho é pequeno e é mesmo, bem parecido com o feijão de corda, sendo diferenciados sutilmente pelas cores (o fradinho é mais claro, num tom bege). Ele é muito benéfico ao intestino, tendo um alto índice de fibras e é comumente utilizado no acarajé.

O feijão verde é a forma não amadurecida do fradinho. Por outro lado, o feijão de corda é de tamanho menor, cor marrom claro e é uma variedade do primeiro. Também não produz muito caldo, sendo comumente utilizado como espécie de aperitivo. E aí gostou de saber essa curiosidade? Você pode encontrar mais em nosso blog!

Compartilhe os resultados da receita em nossas redes sociais, Instagram e Facebook! Não se esqueça de marcar o perfil 😉

Compartilhe nas Redes Sociais

Se conecte com o
Pezinho no Nordeste

Posts Recentes

Receita de vatapá

Receita de Vatapá

Hoje vamos ensinar uma receita típica da terra do axé: o vatapá! Um dos pratos típicos da Bahia, que leva o azeite de dendê – óleo tradicional africano que foi trazido na época da escravidão. Hoje, o azeite foi incorporado à culinária do estado, sendo essencial para pratos como acarajé e para o prato de

Leia mais »
Três artistas da música nordestina. Confira três músicos nordestinos de destaque

3 ícones da música nordestina

O post de hoje homenageia os principais artistas da música nordestina. Duvido que em algum momento da sua vida você não cantou “Eu vou ficar com certeza, maluco beleza” ou “Inté’ mesmo a asa branca, bateu asas do sertão”. Afinal, Luiz Gonzaga, Alcione e Raul Seixas são três dos inúmeros artistas nordestinos que marcaram e

Leia mais »
A feijoada é um prato essencial da identidade nacional

Saiba como preparar a feijoada

A feijoada já está cunhada mundialmente como um prato típico brasileiro. Ainda que sua origem não seja 100% nacional, turistas reconhecem que essa delícia é essencial para a identidade nacional. Tanto que celebridades como Justin Bieber e Chris Pratt são fãs da “feijuca”. Por isso hoje ensinaremos a você como preparar a feijoada perfeita! Continue

Leia mais »

Restaurante

R. Silvânia, 86 - Gopouva, Guarulhos - SP, 07092-150

Funcionamento

Ter a Qui das 11:00 ás 22:00.
Sex e Sáb das 11:00 ás 23:00
Domingo das 11:00 ás 18:00.

Informações

Uso de Máscara Obrigatório! Álcool em Gel disponíveis em todas as mesas.

©2021.Todos Direitos Reservados para Pezinho do Nordeste by G office 360