Pode-se dizer que o Baião de Dois é um dos pratos que estampam a cara do Brasil, já que sua base consiste na famosa combinação de arroz e feijão. Qual vai por cima ou por baixo não importa, nessa iguaria, tudo é misturado à carne seca, queijo coalho e outros alimentos.
No post anterior, você descobriu um pouquinho sobre a origem desse quitute e outros pratos da comida nordestina. Hoje, você vai aprender a fazer a receita do Baião de Dois seguindo a moda do Pezinho no Nordeste!
Informações adicionais sobre o Baião de Dois:
Porção: serve 6/7 pessoas
Tempo de preparo: 70 minutos
Uma breve observação antes de preparar o Baião de Dois: tanto o feijão quanto a carne seca precisam ser deixados de molho um dia antes. No caso da carne, o processo é necessário para dessalgar.
Já no caso do feijão, o processo é essencial não apenas por acelerar o cozimento, como também na redução a presença de antinutrientes, que são compostos presentes principalmente em vegetais, impedindo a digestão e absorção de nutrientes.
O que você vai precisar:
Muitos ingredientes, como a manteiga de garrafa, podem ser encontrados em casas do norte, empórios especializados em produtos da região Norte e Nordeste do Brasil. Para fazer esse prato, você necessitará de:
- 500g (2 xícaras de chá) de carne seca
- 300 g (1 e ¼ de xícara de chá) de linguiça calabresa cortada
- 250 g (1 xícara de chá) de bacon (cortado em palitos ou cubinhos)
- 250 g (1 xícara de chá) de arroz
- 250 g (1 xícara de chá) de feijão de corda
- 2 dentes de alho bem amassados
- 1 xícara (chá) de queijo coalho cortado em cubos
- 1 cebola grande
- 1 folha de louro
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de pimenta de bico
- 2 colheres (sopa) de óleo
- ½ colher (sopa) de manteiga de garrafa (ou manteiga salgada comum)
Como preparar:
Um dia antes: separe a quantidade adequada de feijão e deixe de molho na água. Para a carne seca, corte em cubos de aproximadamente 7 cm de tamanho e deixe de molho também, separadamente.
1 – Em uma panela de pressão coloque 1 litro de água e a carne cortada em cubos, cozinhando em fogo médio. Quando a panela começar com o chiado, abaixe o fogo, cozinhando por mais 20 minutos.
2 – Espere a pressão sair e então, reserve a água e desfie a carne.
3 – Em uma panela grande, acrescente o óleo, o bacon e a linguiça calabresa e refogue em fogo médio, até ficar douradinho.
4 – Acrescente o alho bem amassadinho, a cebola cortada em pequenos cubos e a pimenta amassada e refogue também.
5 – Adicione o feijão, a carne seca, a folha de louro e 1 litro de água que havia sido reservado da carne, cozinhando por cerca de 25 minutos, sem deixar o feijão molenga.
6 – Separadamente, cozinhe o arroz ao seu modo.
7 – Em uma frigideira, deixe a manteiga derreter e acrescente os cubos de queijo coalho, dourando-os.
8 – Quando o feijão estiver cozido, junte o arroz e o queijo coalho, mexendo até a água secar. Apague o fogo e sirva em seguida.
Quer conferir a receita? Venha para o Pezinho no Nordeste provar o nosso delicioso Baião de Dois, acompanhado de uma cachacinha braba!
Feijão fradinho x feijão de corda x feijão verde – qual o correto para o Baião de Dois?
Agora uma curiosidade! Quando comparamos as receitas encontradas online sobre o baião de dois, encontramos várias diferentes, principalmente na composição de ingredientes. Muitas variam o uso do feijão entre o verde, fradinho e o de corda (que é usado em nosso restaurante). Embora o resultado não difira, não importa qual feijão você use, é bom saber que existem diferenças entre os três tipos.
Há quem diga que feijão fradinho e feijão de corda são a mesma coisa, mas NÃO SÃO! O feijão fradinho é pequeno e é mesmo, bem parecido com o feijão de corda, sendo diferenciados sutilmente pelas cores (o fradinho é mais claro, num tom bege). Ele é muito benéfico ao intestino, tendo um alto índice de fibras e é comumente utilizado no acarajé.
O feijão verde é a forma não amadurecida do fradinho. Por outro lado, o feijão de corda é de tamanho menor, cor marrom claro e é uma variedade do primeiro. Também não produz muito caldo, sendo comumente utilizado como espécie de aperitivo. E aí gostou de saber essa curiosidade? Você pode encontrar mais em nosso blog!
Compartilhe os resultados da receita em nossas redes sociais, Instagram e Facebook! Não se esqueça de marcar o perfil 😉